top of page

NOTA  DA AUTORA

Eu sempre gostei de ouvir e contar histórias e conhecer os mundos de outras pessoas. A arte também sempre esteve presente no meu cotidiano e, assim, uni esses dois caminhos durante a graduação em jornalismo na ECA-USP. Me aproximei da fotografia e de seus estudos tanto no âmbito acadêmico como no pessoal. Sempre gostei das amplas possibilidades da fotografia de representar realidades, ideias, visões de mundo e intimidades.

 

O tema deste trabalho de conclusão de curso surgiu na graduação, durante uma disciplina de fotojornalismo. À época, escolhi cicatrizes como tema de um ensaio fotográfico, até por uma questão pessoal, já que também tenho uma cicatriz importante. Como histórias pessoais sempre me interessaram, uni-las à fotografia parecia ideal. Seria a concretização da minha visão de texto jornalístico em imagem. Uma transposição. Mas logo também percebi que somente a fotografia não era suficiente, pelo menos por ora. Já naquele momento pensei então no formato que aqui apresento, uma união de imagem, texto e áudio, fora dos moldes jornalísticos tradicionais, mas sem deixar de sê-lo.

 

Trata-se de uma mistura de livro-reportagem, com fotolivro, com caderno de memórias. O processo é jornalístico, mas o produto final vai além disso. Eu queria que se pudesse ouvir aquelas vozes. Assim, decidi, por esta plataforma online. Aqui todas as histórias estão acessíveis para quem quiser conhecê-las. Imaginar de quem são essas vozes, quais seus rostos, suas vidas. Achei essencial que se pudesse ouvir o tom de voz de cada um ao compartilhar sua experiência. Dessa maneira, o projeto se torna mais acessível e abrangente, de modo que mais pessoas possam conhecer tais histórias e até mesmo se identificar com elas. Fique à vontade para conhecer as aqui presentes.

Sofia Calabria

bottom of page